Livreto Celebrativo | 7⁰ Dia da Novena de Natal | Diocese de Paris

 


Um pessoa iniciar introduzindo a novena para a missa e alguns momentos.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Catedral da sé diocesana de paris hoje celebramos o (dia da novena) da Novena de Natal. Este é um tempo de preparação, de esperança e de fé, em que nossos corações se voltam para o mistério da Encarnação: Deus que se fez homem e veio habitar entre nós.

Durante estes nove dias, caminharemos juntos na oração, na escuta da Palavra e na vivência comunitária, preparando-nos para acolher o Menino Jesus que nasce em Belém. Que cada encontro seja um momento de renovação espiritual, de fraternidade e de abertura ao amor divino.

Convidamos todos a participarem com devoção, trazendo suas intenções, suas famílias e seus sonhos, para que esta novena seja um verdadeiro caminho de luz que nos conduza ao Natal do Senhor.

Quem preside a este ato litúrgico e o REV(padre bispo do Dia) que e ( títulos)

Que Maria Santíssima, Mãe do Salvador, nos acompanhe e nos ensine a esperar com confiança e alegria.


  LIVRETO CELEBRATIVO

7° DIA DA NOVENA DE NATAL

Tema: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama

21.12.2025
________________________________

1. REUNIDOS NO SENHOR

CANTO DE ENTRADA

Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Quero meditar o mistério do presépio, mistério de amor! Amém! 

(Canto: O Senhor está pra chegar!)
O SENHOR ESTÁ PRA CHEGAR, JÁ SE CUMPRE A PROFECIA, O SEU REINO ENTÃO SERÁ
LIBERDADE E ALEGRIA. E AS NAÇÕES, ENFIM, RECEBEM, SALVAÇÃO A CADA DIA.

DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E DAS NUVENS, QUE CHOVA A JUSTIÇA. QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINEM O DEUS SALVADOR!

VEM DE NOVO RESTAURAR-NOS, DE QUE LADO ESTARÁS? INDIGNADO CONTRA NÓS?
E A VIDA, NÃO DARÁS? SALVAÇÃO E ALEGRIA, OUTRA VEZ NÃO BUSCARÁS?

DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E DAS NUVENS, QUE CHOVA A JUSTIÇA. QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINEM O DEUS SALVADOR!

ESCUTEMOS SUA PALAVRA, É DE PAZ QUE VAI FALAR. PAZ AO POVO E AOS SEUS FIÉIS, A QUEM DELE SE ACHEGAR. ESTÁ PERTO A SALVAÇÃO E A GLÓRIA VAI VOLTAR.

DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E DAS NUVENS, QUE CHOVA A JUSTIÇA. QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINEM O DEUS SALVADOR! (BIS)


Oração Inicial

Pres.:  Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, Tu, que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em Teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de Ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.

Um minuto de silencio. Canta o refrão da musica. Olhando a Sagrada Família Maria Jesus e José


JESUS MARIA E JOSÉ,
SAIBAMOS FAZER A PARTILHA
DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. (BIS)


MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR,
JOSÉ, PAI ZELOSO VOLTADO AO SEU LAR.
JESUS, FILHO AMADO EM MISSÃO DE SALVAR,
CAMINHOS DISTINTOS NUM SÓ CAMINHAR.BIS.

Nestes dias que antecedem ao nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-Te, queremos estar contigo para aprender de Ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.

BIS. Um minuto de silencio. Canta o refrão da musica. Olhando a Sagrada Família Maria Jesus e José

Maria, Virgem Grávida, nós Te pedimos que, ao acompanhar-Te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de Teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

BIS. Um minuto de silencio. Canta o refrão da musica. Olhando a Sagrada Família Maria Jesus e José

Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo Teu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre.

Ass.: — MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR,JOSÉ, PAI ZELOSO VOLTADO AO SEU LAR.JESUS, FILHO AMADO EM MISSÃO DE SALVAR,CAMINHOS DISTINTOS NUM SÓ CAMINHAR

Pres.: — Enviai-nos, Senhor, vosso Espírito de Amor, que Ele nos conduza ao caminho de Cristo, nosso Senhor, e reacenda em nós a luz da esperança celebrada nesta Diocese de Paris esta Novena de Natal

Ass.: — Bendito foi o dia, em 1223, em que Francisco, em uma gruta na cidade de Greccio, na Itália, criou o primeiro presépio, para que ele mesmo contemplasse o mistério da encarnação. 

Pres.: — Francisco celebrou o Natal do Senhor, na plena humildade e simplicidade, como convém aos que buscam o Redentor. Que esta luz resplandeça hoje em nosso coração. Amém.

2. AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO

(Canto: Abre tua Porta:)
ABRE TUA PORTA QUE ALGUÉM ESTÁ BATENDO, ABRE TUA PORTA QUE ALGUÉM ESTÁ NASCENDO! É JESUS QUE VEM A TI!

POR QUE NÃO RESPONDES? POR QUE TU TE ESCONDES? IMPEDES JESUS DE RENASCER!

TIRA ESTE MANTO QUE VESTE O VELHO HOMEM, TIRA DA VIDA IDEAIS QUE TE CONSOMEM. ABRE A PORTA PRA JESUS!

POR QUE NÃO RESPONDES? POR QUE TU TE ESCONDES? IMPEDES JESUS DE RENASCER!

QUANDO ACOLHERES IDOSOS E CRIANÇAS, PARA COBRI-LOS DE PAZ E ESPERANÇA, É JESUS QUE VEM A TI!

POR QUE NÃO RESPONDES? POR QUE TU TE ESCONDES? IMPEDES JESUS DE RENASCER!


Pres.: —O Redentor do mundo, do eterno Pai gerado, o Filho bem-amado, nossa esperança eterna de vida e de salvação, entre nós nasceu.

Ass.: — Ao Pai, que em Cristo nos amou, nosso louvor, nosso amor e nossa gratidão. 

Pres.: — São Francisco compreendeu o mistério redentor do amor-redenção, que nasceu na simplicidade da gruta de Belém, o Menino Deus, nossa esperança e nosso Senhor.

Ass.: — Ao Pai, que em Cristo nos amou, nosso louvor, nosso amor e nossa gratidão. 

Pres.: —  Quando teve a tão sublime inspiração de tornar viva a encarnação, fez o presépio com ternura e gratidão, para que o amor e a esperança do Redentor iluminassem todas as gerações, até os confins do mundo, inclusive nos novos campos de missão que o Senhor nos confia.

 Ass.: — Ao Pai, que em Cristo nos amou, nosso louvor, nosso amor e nossa gratidão. Amém.

3. OUVIR O SENHOR

Pres.: — É hora de escutarmos o que o Senhor vai nos falar, em comunidade, meditando-a no mais profundo de nosso coração. A Palavra vem nos trazer o amor, que nos faz felizes e nos dá a salvação. 

Ass.: — Ó Palavra bendita, que precisa ser ouvida no mundo inteiro e em cada coração humano, iluminai-nos. Amém. 

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação) 

PELA PALAVRA DE DEUS, SABEREMOS POR ONDE ANDAR. ELA É LUZ E VERDADE, PRECISAMOS ACREDITAR!

CRISTO ME CHAMA, ELE É PASTOR. SABE MEU NOME, FALA, SENHOR!

SEI QUE A RESPOSTA, VEM DO MEU SER. QUERO SEGUIR-TE PARA VIVER!

MÃOS ESTENDIDAS, PEDEM MEU PÃO. DEVO PARTI-LO COM MEU IRMÃO!

Meditação da Palavra de Deus
Leitura: Lc 1,46-56
Leitura  do Livro de Lucas:
E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.

Aprofundar-se no Evangelho. Ler a Palavra e deter-se nela. Ver os detalhes dos personagens. Fazer uma leitura gastando tempo para conhecê-la, escutando o Senhor.

Sugestão de reflexão: Busque apropriar-se do texto, não olhando como espectador, e sim como participante da cena. Tenha uma relação pessoal e direta com os personagens. Use sua imaginação para conhecer a eles e aprofundar-se interiorment

(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio.)

4. CONTEMPLANDO A PALAVRA

Pres.: — Deus voltou seu olhar para a humanidade inteira; o olhar divino penetrou as entranhas de cada ser humano, e ali o Senhor depositou seu amor de predileção. 

Ass.: — Em vosso presépio, ó Senhor, encontramos a vida, a alegria, a paz e a certeza de nossa salvação. 

Pres.: — Foi lá em Belém, onde não havia mais ninguém, além de José e de Maria, que o Menino Deus nasceu. Ele é a Aliança eterna e definitiva. Nele estão a vida e a redenção. 

Ass.: — Hoje, Belém é aqui. É o coração de cada ser humano, onde Jesus quer nascer e morar. Amém. 

(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)

5. ELE ESTÁ CHEGANDO
(LADAINHA DO ADVENTO)

— Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!

— Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!

— Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!

— Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!

— Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!

— Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!

— Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha! 

Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!

OREMOS:
Senhor Jesus, Tua mãe soube reconhecer e manifestar a Tua presença n’Ela e na história, e por ter tido a sensibilidade de nos relatar como Tu atuas, o que Te agradas, quem são os Teus privilegiados. Senhor, faz com que aprendamos com Ela a reconhecer a Tua presença em nosso dia a dia, que possamos descobrir-Te em cada acontecimento, e sabendo como és, como ages, o que gostas, saibamos confiar e esperar em Ti, Senhor, assim como Tua mãe, que reconheceu tudo o que o Pai fez n’Ela. E que, da mesma maneira, possa atuar e saber que sem Ti não sou nada, e que és Tu quem fazes tudo em mim
Ass.: Amém

6. VÃO E ANUNCIEM!
(BÊNÇÃO E ENVIO)

Oração Final

Menino Jesus, assim como Tua Mãe, vimos a Ti para Lhe agradecer e bendizer-Te por tudo o que fazes em nós e por nós. Agradecemos-Te e bendizemos porque quisestes nos redimir a partir de nossa própria natureza, porque se fizeste um de nós, sendo Tu em tudo semelhante a nós, menos no pecado, porque, assumindo nossa vida, nos deste vida com Tua vida.

Damos-Te graças e Te bendizemos, porque, com Teu nascimento, dignificaste a nossa natureza, nos mostrastes o quanto é sagrada a vida, porque dignificaste a mulher, nascendo Tu mesmo de Maria Virgem. Glorificamos-Te, porque, com Teu nascimento, Tu dás fortaleza e alegria, nos enches de gozo e consolo, nos fazes renascer na esperança, nos mostras que Tu estás conosco.

Bendito e louvado sejas, porque és o Deus que vive e nos dá a vida, que nos conhece por dentro e nos enche de amor. Bendito e louvado sejas, por Teu nascimento e por Tua vida e redenção. Bendito e louvado sejas, hoje e sempre

Ass.: — Estamos felizes, pois aprendemos um pouco mais do amor e da esperança que nos renovam e nos fazem felizes.

Pres.: — Permanecei conosco, Senhor, e jorrai sobre nós, nossa família, vossa bênção, para que assim experimentemos já na terra as alegrias do céu.
Em nome do Pai  e do Filho e do Espírito Santo.

Ass.: — Amém.

Pres.: — O Senhor guarde você, inspire seu coração para as coisas boas e que ele nunca esteja vazio, sem amor, sem compaixão. Que ele se eleve até Deus e jamais perca a luz da esperança. Que o Senhor os acompanhe e resplandeça em suas vidas.

Pres.: — Vão, e que o Senhor os acompanhe.

Ass.: — Demos graças a Deus. Amém.


SENHOR, VEM SALVAR TEU POVO, DAS TREVAS DA ESCRAVIDÃO. SÓ TU ÉS NOSSA ESPERANÇA, ÉS NOSSA LIBERTAÇÃO!

VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!

VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!

CONTIGO, O DESERTO É FÉRTIL, A TERRA SE ABRE EM FLOR. DA ROCHA BROTA ÁGUA VIVA, DA TERRA NASCE ESPLENDOR!

VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!

VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!

TU MARCHAS À NOSSA FRENTE. ÉS FORÇA, CAMINHO E LUZ. VEM LOGO SALVAR TEU POVO, NÃO TARDES, SENHOR JESUS!

VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!

VEM, SENHOR! VEM NOS SALVAR! COM TEU POVO, VEM CAMINHAR!
Postagem Anterior Próxima Postagem