LIVRETO DO NOVENÁRIO
EM HONRA A SÃO VICENTE DE PAULO
Esse novenário, se houver missa, deve ser feito antes de seu início. Tendo o sacerdote voltado para a imagem de São Vicente de Paulo, inicia-se o rito conforme a seguir:
RITOS INICIAIS
ACOLHIDA
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
Ass.: Amém!
O presidente da celebração pode introduzir em breves palavras aos fiéis à temática do dia atual da novena com estas ou outras palavras:
Pres.: Apóstolo e testemunha da caridade de Cristo junto aos pobres, fazei-nos amar a Deus com a força dos nossos braços e com o suor dos nossos rostos.
Ajudai-nos a nos abandonar à sua Divina Providência, fieis em descobrir a sua ação em todos os acontecimentos de nossa vida.
Sustentai-nos no nosso desejo de discernir e realizar a vontade de Deus. Obtende-nos um coração terno e compassivo com as misérias e os sofrimentos dos outros, especialmente dos mais necessitados deste mundo.
Acompanhai-nos no nosso serviço aos homens e às mulheres e intercedei junto ao Filho de Deus, para que nos tornemos no nosso trabalho, na nossa família, no nosso bairro, na nossa paróquia, nas nossas comunidades, os apaixonados de seu Evangelho do Amor. Amém
MOTIVAÇÃO
PARA TODOS OS DIAS
Pres.: Ora, meus irmãos, como teremos esse espírito de simplicidade, de humildade e mansidão, se não temos a mortificação que nos faz achar tudo bom? E como teremos a mortificação, sem o zelo que nos impele a levar de vencida toda sorte de dificuldades, não só pela força da razão, mas pela força da graça, O espírito da Missão é, sem dúvida, um espírito de simplicidade, de humildade, de mansidão, de mortificação e de zelo. Temos esse espírito ou não? Mas, Senhor, que fazer para isso? É preciso que essas cinco virtudes sejam como as faculdades da alma de toda Congregação. É preciso que, como a alma, pelo entendimento, conhece, pela vontade, quer, e, pela memória, se lembra, assim também não proceda um missionário senão por meio dessas virtudes.”
REFLEXÃO
DO TEMA DO DIA
"Com Santa Maria Madalena queremos rezar pedindo ao dono da messe, vocações que se espelhem no coração de Jesus, na vocação Sacerdotal e Religiosa."
Nesse momento, o sacerdote reflete o tema do dia, enfatizando a vida de Santa Maria Madalena e suas virtudes. Pode-se utilizar uma leitura que ajude na reflexão conforme o costume.
Pres.: São Vicente de Paulo, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, foste chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também nós, pobres pecadores, conheçamos o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo por todos os séculos dos séculos.
Ass.: Amém.
RITOS FINAIS
ORAÇÃO FINAL
Pres.: Senhor Jesus, Vós que vos fizestes Pobre, fazei que tenhamos os olhos e o coração voltados para os Pobres e que possamos reconhecer-vos neles, em sua sede, em sua fome, em sua solidão e em sua dor. Suscitai em nossa Família Vicentina a unidade, a simplicidade, a humildade e a chama da caridade que inflamou o coração de São Vicente de Paulo. Dai-nos força para que, fiéis à prática destas virtudes, possamos contemplar vos e servir-vos na pessoa do Pobre e um dia nos unirmos a Vós e a eles no vosso reino.
Ass.: Amém!
Se não houver missa a ser celebrada após a novena, segue-se a bênção abaixo. Caso contrário, ignora-se a bênção abaixo e inicia-se a celebração.
BÊNÇÃO FINAL
Pres.: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Pres.: Deus todo-poderoso que concedeu a Santa Maria Madalena o poder de repelir as forças do mal e ver a seu filho Jesus Cristo ressuscitado pela primeira vez. Concedei a nós também a graça de a cada dia poder nos unir a ti em glória e louvor.
Ass.: Amém!
Pres.: Abençoe-vos, Deus todo-poderoso, aquele que é Pai e Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!
Pres.: Glorificai o Senhor com vossa vida, ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
0 Comentários