DIOECESIS PARISIENSIS

_____________

DOM DAYVISON RICARDO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA 
TITULI DI BALIANA
BISPO DIOCESANO DE PARIS



ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA" 

A todo o povo de Deus, saudações em Cristo Jesus.

Tendo presente a venerável tradição dos Cabidos Catedralícios na vida da Igreja, que, ao longo dos séculos, serviram como colégio de presbíteros junto ao Pastor Diocesano, sustentando-o na celebração solene da Sagrada Liturgia, no zelo pela doutrina e na administração da Casa de Deus;

Considerando o bem espiritual dos fiéis e a maior dignidade a ser conferida à Igreja Catedral desta Diocese, erigimos e instituímos canonicamente o Cabido Diocesano de Paris, que será composto por seis Cônegos Capitulares, portadores de dignidade própria e dotados de funções distintas para a edificação da Santa Igreja.

Assim, em virtude de nossa autoridade episcopal, nomeamos e instituímos os seguintes sacerdotes como Cônegos Capitulares desta Sé:

  1. Cônego Kauan Rodruigues – elevado à dignidade de Presidente (Deão do Cabido), ao qual compete presidir o Cabido, velar pela disciplina e representá-lo diante do Bispo Diocesano.

  2. Cônego Gustavo Kauã– instituído como Arcipreste, responsável pelo decoro do culto divino e pela pastoral da Igreja Catedral.

  3. Cônego Talysson Pereira – designado Mestre de Cerimônias, a quem cabe ordenar e dirigir os ritos litúrgicos solenes e assistir o Bispo em suas celebrações.

  4. Cônego Santiago Santana – instituído Chantre, zelador do canto litúrgico, da música sacra e da animação coral nas celebrações da Catedral.

  5. Cônego João Gabriel– nomeado Secretário do Cabido, encarregado dos registros oficiais, das atas, dos arquivos e da memória histórica capitular.

  6. Cônego Cícero Gabriel – instituído Mestre-Escola, responsável pela instrução, pela formação doutrinal e pela promoção dos estudos sagrados em nossa Diocese.

Determinamos que cada um destes Cônegos, conforme a sua dignidade e ofício, desempenhe fielmente o ministério que lhe foi confiado, de modo que a vida litúrgica, pastoral e doutrinal de nossa Catedral resplandeça em maior glória de Deus e em edificação do Seu Povo.

Dado e passado na Cúria Diocesana, ao quarto dia do mês de setembro, do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco

In corde Christi, 
 Dayvison Ricardo
Bispo Diocesano


 Felype Raylan
Bispo Auxiliar