DIOECESIS PARISIENSIS
_____________
DOM DAYVISON RICARDO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI BALIANA
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA AS COMUNICAÇÕES
BISPO DIOCESANO DE PARIS
ANO JUBILAR 2025 "A ESPERANÇA QUE RENOVA" |
Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território diocesano, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Atendendo à necessidade de fortalecer a vida eclesial e pastoral da Diocese de Paris, bem como fomentar a santidade e a eficácia no serviço ao Povo de Deus, e no exercício da autoridade que nos foi conferida, DECRETAMOS E CONSTITUÍMOS, por este documento, o Venerável Cabido Diocesano de Paris, para maior glória de Deus e edificação da Santa Igreja.
CAPÍTULO I – Da Criação e Constituição
Art. 1º Fica constituído o Venerável Cabido Diocesano de Paris, com sede na Catedral Notre-Dame, tendo por missão auxiliar o Bispo Diocesano no cumprimento das funções litúrgicas, pastorais e administrativas da Diocese.
CAPÍTULO II – Da Missão dos Cônegos
Art. 2º O Venerável Cabido Diocesano é composto por sacerdotes de notável piedade, sólida doutrina e fervoroso zelo pastoral, selecionados para colaborar diretamente com a administração diocesana e assegurar a dignidade das celebrações litúrgicas na Catedral Notre-Dame.
Art. 3º Inspirados pelo exemplo de São João Batista, o Precursor do Cristo e o mais próximo de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, os cônegos do Cabido devem viver e atuar com ardor missionário, proclamando o Evangelho e servindo ao Povo de Deus com dedicação e amor. Assim como São João, que, com seu exemplo de vida, praticava e testemunhava o que pregava, os cônegos são chamados a ser exemplos vivos de fé e perseverança.
CAPÍTULO III – Das Funções e Deveres
Art. 4º As principais funções do Venerável Cabido Diocesano são as seguintes:
I. Assistir o Bispo nas celebrações litúrgicas solenes, zelando pela dignidade e reverência dos atos litúrgicos;
II. Cuidar da manutenção, conservação e organização da diocese, assegurando que toda a diocese seja um local digno para evangelização;
III. Promover o estudo e a formação contínua do clero e dos fiéis, fomentando a profundidade na fé e no conhecimento doutrinal;
IV. Auxiliar na administração dos bens eclesiásticos da Diocese, garantindo sua utilização conforme as necessidades da Igreja;
V. Incentivar e apoiar as iniciativas pastorais e sociais em toda a Diocese, visando promover a evangelização e o serviço ao próximo.
Art. 5º Os cônegos devem ser modelos de vida cristã e sacerdotal, consagrando-se à oração, ao estudo, à pregação e ao serviço caritativo, sempre em plena comunhão com o Bispo Diocesano e com a Sé Apostólica.
CAPÍTULO IV – Da Entrada em Vigor deste Decreto
Art. 6º Este Decreto, juntamente com o estatuto anexo, entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser amplamente divulgado pelos meios de comunicação diocesanos e registrado nos livros competentes da Cúria Diocesana e do Cabido.
Que, sob a proteção de São João Batista e pela intercessão da Santa Genoveva, o Venerável Cabido de Cônegos Diocesanos de Paris cumpra sua missão com zelo, fé e dedicação, contribuindo para a edificação da Santa Igreja e para a salvação das almas.
Dado e Passado em Paris, na Cúria Diocesana, aos segundo dias do mês de agosto do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco.
0 Comentários