Carta de Advertência 002/25 | Diocese de Paris

Dioecesis Parisiensis
_____________

DOM DAYVISON RICARDO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA 
TITULI DI BALIANA
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA AS COMUNICAÇÕES
BISPO DIOCESANO DE PARIS    



 

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"

Aos sacerdotes e diáconos aqui citados e a todo o povo de Deus presente em nossa circunscrição eclesiástica a quem desta ler, saudações e bênçãos no senhor.

    «Uma vez que a divina clemência (através da confiança do Santo Padre Gregório V) colocou-me mesmo meus méritos não estando a altura de tal tarefa no governo da Diocese de Paris, com o dever de cuidado e zelo pastoral confiado a mim, cumpre salientar com paterna firmeza, a devida advertência. No último dia  29 de julho, às 20:30h, realizou-se a dedicação do Santuário do seminário Santo Agostinho, e também a falta de três clérigos na reunião do clero diocesano, realizado no dia 30 de julho, ás 20:30H, convocada com a devida antecedência e importância, tendo muitos dos irmãos presbíteros e diáconos confirmado previamente a participação.

    Lamentavelmente, a ausência de diversos presbíteros e diáconos foi notada com muita preocupação, sobretudo pela falta de qualquer comunicação ou justificativa prévia, o que fere ipso facto o dever de comunhão e de responsabilidade pastoral para com a Igreja particular de Paris.

    Em base nisso, reitero que a participação nas reuniões e audiências convocadas pelo Ordinário ou por seu Vigário Geral não é equiparado a um convite opcional, mas uma obrigação moral e pastoral, derivada do vínculo de obediência e de responsabilidade no ministério confiado a cada um no momento da ordenação.

    Exorto-vos, com caridade e firmeza, a uma sincera reflexão sobre a gravidade da atitude, e peço que, doravante, haja da parte de cada um maior zelo, disponibilidade, perseverança e sentido de comunhão, evitando que situações como esta se repitam.

    Portanto, com a autoridade a mim conferida ADVIRTO, EXORTO E ADMOESTO os seguintes clérigos:

I. Diácono Alisson Manoel (1/3)
II. Diácono Kayo Barbosa (1/3)
III. Padre Fabio Pantoja  (2/3)
IV. Padre Enrique de Quadra (2/3)


    Peço ao Senhor, por intercessão da Santa Genoveva, que vos fortaleça no ministério e vos faça crescer na fidelidade ao serviço da Igreja.

Dado e passado em Paris, na sede deste vicariato geral, aos trinta e um do mês de julho do ano jubilar de dois mil e vinte e cinco.

 Dayvison Ricardo
Bispo Diocesano
Postagem Anterior Próxima Postagem